Solar: novas funcionalidades

Nosso ambiente virtual Solar procura sempre oferecer novas tecnologias, ferramentas e suporte para ajudar a comunidade da UFC a enfrentar os desafios da Educação à Distância e do Ensino Remoto. Uma de suas ferramentas mais usadas nos últimos meses é a webconferência. Dentro de sua filosofia de software livre, o Solar integra a tecnologia do Big Blue Button, procurando adequar essa ferramenta às necessidades de nossa universidade. A respeito dele, trazemos hoje uma ótima notícia: novas funcionalidades e recursos para melhorar as conferências. Vejamos cada uma delas a seguir:

1. Aprimoramentos no ambiente de execução das conferências (player):

Controle de layout que permite modificar a disposição das janelas de vídeo, chat, compartilhamento de tela etc.

• Navegação por Thumbnail
  • Exibição de chat ou notas compartilhadas
  • Busca nos chats
  • Alterar velocidade de reprodução
recurso de modificação de layout das janelas da conferencia

Novo Layout

Recurso de modificação de layout das janelas da conferência. Clique/toque para ampliar

2. Melhorias de usabilidade:

• Escolha rápida da apresentação
  • Transmissão do áudio no compartilhamento de uma guia do Chrome
  • Novas notificações
  • Movimentação de webcam
  • Upload de slides em background
  • Indicador de qualidade de internet e uso do Turn
Indicador de qualidade da internet do participante2

Indicador de qualidade

Indicador de qualidade das transmissões na internet dos participantes. Esse novo recurso permite ao professor saber como está a internet dos alunos para execução da conferência.Clique/toque para ampliar

• O professor terá uma lista dos alunos com a qualidade de suas conexões
ndicador de qualidade das transmissões na internet dos participantes

Indicador de qualidade

• Melhorias na enquete (perguntas e resposta no chat)
Novo mecanismo de Enquete com novos recursos e layout

Mecanismo de enquete

Novo mecanismo de Enquete com novos recursos e layout. O resultado aparecerá no Chat para os participantes.

Escolha aleatória de aluno em arguições

3. Melhorias de performance e segurança. Um ambiente mais rápido e seguro para professores e alunos.

4. Aprimoramento no processamento da gravação em multi-workers. Esse recurso acelera a geração dos vídeos para posterior acesso dos participantes.

É o Instituto UFC Virtual trazendo o melhor para nossa comunidade universitária.